PROJETO DE VIDA – Autoconhecimento, projeção no mundo e inteligência emocional.

O Centro Moderno de Ensino está motivado pela implementação do NOVO ENSINO MÉDIO que começou nesse ano de 2022. Foram matérias diferentes para estimular os adolescentes no mundo do saber com maior correspondência com a realidade que os cerca.

Nesse artigo, queremos ressaltar a nossa proposta do projeto de vida, ao longo dos três anos, iniciado agora com a TURMA 415/22. O programa é desenvolvido em cima de três linhas. Conheça um pouco as ideias centrais.

  • 1ª Série -Trabalhar o autoconhecimento, reconhecer quem sou, quais minhas aptidões e projeções.
  • 2ª Série – Perceber as referências financeiras dentro das projeções profissionais e seus impactos pessoais e para comunidade local.
  • 3ª Série – Fazer-se emocionalmente capaz e inteligente. Se reconhecer num processo de trabalho de grupo. Saber se portar diante de um problema. Se reconhecer como agente num processo de escolha, de decisão, de mudança.

Agora, você sabe o que já rolou esse ano?! Foi muito melhor do que as diretrizes iniciais. Acompanhe.

A turma da 1ª série do Ensino Médio embarcou numa jornada desafiadora, mas muito prazerosa, de AUTOCONHECIMENTO e de AUTOPERCEPÇÃO perante o mundo que a rodeia. A ideia foi levar cada estudante a perceber que traçar um projeto para sua vida exige, antes de tudo, olhar para si. É deste ponto de partida que foi possível reconhecer habilidades, potencialidades e referenciais de mundo. Afinal, parte do que somos está intimamente relacionada a um contexto histórico, às nossas experiências vividas e ao que projetamos ser ou viver. E, se a arte existe porque a vida não basta, nada mais apropriado que transformar pensamentos em imagens, cores, música, poesia e muitas horas de diálogo e dinâmicas.

Logo na primeira etapa do ano letivo, nossos ‘artistas’ mergulharam em cores impressionistas, música e reflexões de grandes poetas para produzir seu próprio autorretrato. O trabalho foi o resultado de muita conversa e reflexão sobre como cada um percebia a si e ao outro. Que traços destacarei no meu desenho? Posso deixar a imagem sem colorir? Esse sou eu ou quem eu gostaria de ser? Das dúvidas e questionamentos, surgiram imagens que valem por muitas palavras juntas. Reconhecer-se na sua beleza e singularidade como indivíduo talvez tenha sido a maior conquista das nossas aulas na ocasião.

Após o olhar para si, chegou a hora de compreender, relembrar, descobrir as referências conceituais, familiares, éticas e estéticas de cada estudante. Produzimos mapas mentais para organizar as ideias, árvores genealógicas para lançar luz às origens e, concluindo o período, belíssimos moodboards ou painéis de inspiração. Tivemos toda sorte de imagens, frases e estilos gráficos: livros, bandas de música, artistas e cores favoritas; amigos com quem se quer estar; modalidades esportivas e atividades artísticas praticadas ou de interesse. E tivemos também curiosidade sobre as referências dos colegas de classe. Com uma simples frase “Posso ver o seu trabalho?”, aquele aluno ou aluna, movido pela curiosidade e sem se dar conta, estava ampliando sua visão de mundo, seja identificando-se com um novo referencial, seja percebendo a diversidade de inspirações que movem as pessoas.

Uma vez voltada a percepção para si e para suas inspirações, os alunos e alunas passaram a vislumbrar o mundo que os cerca no que se refere às escolhas profissionais. A ideia da última etapa foi fazer com que cada um começasse a amadurecer algumas habilidades que, mais a frente, facilitarão a tomada de decisões de importante impacto para a vida: ponderação, elaboração de planos, criatividade argumentativa e sensibilidade ao contexto sócio-histórico.

Como trabalho de conclusão de curso, os alunos e alunas produziram “monstrinhos”. A dinâmica consistiu em desenhar um monstro, conforme orientação comum. O personagem deveria ter as características listadas na “receita do monstro”. Ao final da atividade, apareceram monstros de toda sorte: assustadores, simpáticos, coloridos, com poucas cores, sorridentes, zangados, horripilantes. A característica comum que ligava os personagens era o fato de todos serem monstrinhos. A despeito desta unidade, o ato de olhar para si e de construir um painel de inspirações nos legou trabalhos muito particulares. Que graça teria se todos os monstrinhos fossem iguais?

Imagem de นิธิ วีระสันติ por Pixabay

6 Replies to “PROJETO DE VIDA – Autoconhecimento, projeção no mundo e inteligência emocional.”

  1. Gostaria de saber mais sobre a aplicação das atividades. Sou professora de projeto de vida e achei fantástica suas atividades.

    1. Olá, Sheila. Que bom que gostou! Estamos bastante envolvidos com o Projeto de vida e nossas atividades são pautadas na produção e observação dos alunos em suas atividades. Não é possível passar todas as atividades por aqui, mas acompanhe nossas publicações que, oportunamente, divulgaremos mais.

  2. Esperamos que seja oferecido a todos, sem distinção de classe social. Os governos estaduais são os responsáveis pelo Ensino Médio e também estão inseridos nesse processo. O projeto de vida está previsto na Lei Federal 13415/17 e tem por objetivo auxiliar a todos os jovens brasileiros. Estamos na torcida!

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