As escolas foram classificadas como serviço essencial e se prepararam de todas as formas possíveis para proteger seus alunos, funcionários e consequentemente seus familiares. São equipamentos de higiene, eletrônicos, capacitação de profissionais e todas as medidas protocolares exigidas. Porém, não são as escolas sozinhas que precisam tomar todas essas precauções. É preciso que a sociedade esteja imbuída com o propósito de proteger cada um e consequentemente a todos.
Vivemos um momento muito delicado em vários estados de nosso país nessa pandemia. E já percebemos um movimento importante aqui em nossa cidade para tentarmos conter o avanço da COVID-19.
Embora a vacina tenha chegado, o processo de imunização está lento e isso nos exige ainda mais cuidado. Esse mês de março tem sido muito difícil para muitas famílias, já que o número de casos aumentou, muito possivelmente também pelos excessos de aglomerações e descuido da sociedade. Em Niterói, conforme salientado pelo prefeito ontem continua no nível Amarelo 2 e, para melhorar ou continuar, é preciso agir. Por isso, algumas medidas em âmbito municipal foram feitas.
Para que as escolas se mantenham verdadeiramente seguras e resguardadas, é de suma importância que TODOS ajam de forma coerente às exigências das autoridades públicas e da comunidade científica.
Nossa escola vem cumprindo todo protocolo sanitário da secretaria de saúde e, há alguns dias, recebemos a vigilância sanitária que constatou a nossa regularidade e atestou que estamos aptos a funcionar.
Até o momento, não tivemos, em nosso ambiente escolar, nenhum caso confirmado, mas ressaltamos a importância de permanecermos em vigilância e continuar as devidas ações: usar máscaras de forma responsável – lavar sempre as mãos, preferencialmente com água e sabão – usar álcool gel – evitar sair de casa – não aglomerar em hipótese nenhuma – manter o distanciamento – a qualquer sintoma, se isolar e procurar por um médico – avisar aos lugares possíveis pelos quais passou e principalmente à escola.
A saúde também pode ser um dever de todos. Cuide-se!