O bullying e o cyberbullying representam realidades preocupantes nas instituições de ensino, impactando a vida de muitos estudantes. Afinal, você sabe o que realmente são esses conceitos? Cuidado para também não nomear qualquer ação como uma dessas, consideradas tão graves. Lembre-se: o bullying refere-se a comportamentos frequentes de intimidação, agressão física ou verbal, muitas vezes com o objetivo de ridicularizar um colega. Já o cyberbullying ocorre no ambiente digital, englobando ataques através de mensagens, redes sociais e outras plataformas.
Estudos destacam as consequências negativas dessas agressões para o bem-estar psicológico e acadêmico dos estudantes, como cita a recente Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), divulgada em 2022, em que mais de 40% dos estudantes afirmam já ter sido vítimas do bullying. Traumas psicológicos, queda do rendimento e o isolamento social são alguns exemplos de como esta prática pode afetar quem é vítima dela.
A luta contra o bullying e o cyberbullying requer uma abordagem cautelosa. Como escola, é nosso dever compartilhar informações sobre a existência desse problema e combatê-lo ativamente no ambiente escolar. Nossa equipe se mantém atenta aos alunos, prezando pelo bem estar e segurança. Incentivamos também um olhar atento por parte das famílias, é necessário observar os comportamentos para melhor identificar e auxiliar caso haja uma situação do tipo.
Existem formas de combater o bullying. É importante sempre estar atento à melhor maneira de se lidar com tal situação:
- Conscientização e Educação: inserir programas educativos que promovam a conscientização sobre o impacto do bullying e do cyberbullying;
- Canais de Denúncia: estabelecer canais seguros para denúncias, encorajando estudantes a relatar incidentes sem medo de serem punidos;
- Acompanhamento Psicológico: buscar sempre apoio psicológico para as vítimas do bullying;
- Parcerias com Responsáveis e Comunidade: envolver pais, responsáveis e a comunidade escolar em ações preventivas e de combate.
Por fim, é importante pontuar que a prática de bullying é crime! A dimensão alcançada por essa problemática levou o Estado a criar leis de proteção à criança e ao adolescente, além de trazer a criminalização como consequência aos praticantes dessas ações tão danosas. É importante que, por meio da conscientização, capacitação e aproximação entre escolas e famílias, esses atos sejam erradicados. Vamos nessa parceria?
Vamos dedicar o máximo de tempo e energia ao combate ao bullying nas escolas, nos ambientes de convivência entre crianças e adolescentes e, principalmente, o cyberbullying, porque a internet é um mundo vasto, no qual não podemos deixar a navegação sem controle. Lá podem ocorrer situações extremamente difíceis em que os menores entram em contato com o perigo e, muitas vezes, podem não ter a consciência dos conteúdos que estão produzindo. ATENÇÃO a essa janela que está na palma das mãos.
Vamos lembrar que a escola nada mais é do que um reflexo da sociedade, e as crianças reproduzem num espaço menor os movimentos sociais que percebem a sua volta.
Todos temos a responsabilidade de dar o exemplo e lutar contra o BULLYING e o CYBERBULLIYNG.
Imagem de pikisuperstar no Freepik