Aula de Campo no Rio de Janeiro: aprendizados que ganham vida fora da sala de aula

No dia 19 de novembro, os alunos do Ensino Médio do Centro Moderno de Ensino participaram de uma aula de campo especial, dedicada a explorar as diferentes “camadas históricas” do Rio de Janeiro. O percurso passou por pontos emblemáticos da região da Praça XV, pelas ruas históricas do centro e pelos espaços culturais do CCBB e do Paço Imperial — locais que guardam episódios fundamentais da construção política, social e literária do Brasil.

Guiados pelos professores das áreas de Humanidades, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender no local, observando monumentos, arquiteturas, trajetos e símbolos que antes estavam restritos às páginas dos livros e às explicações em sala. Ao ver de perto espaços como o Arco do Teles, a Rua do Ouvidor, a Igreja do Carmo, a Candelária e a estátua de Dom João VI, os conteúdos passaram a fazer sentido de maneira concreta, despertando curiosidade e tornando o conhecimento mais vivo e significativo.

Essa experiência não apenas ampliou a compreensão histórica, como também fortaleceu a integração entre os participantes e criou memórias afetivas que enriquecem o processo educativo. Os professores, inclusive, irão aproveitar todo esse repertório adquirido na saída pedagógica para elaborar questões e atividades avaliativas, reforçando a importância da aula de campo como parte do ciclo de aprendizagem.

Atividades como esta refletem o compromisso do Centro Moderno de Ensino com um ensino que ultrapassa as paredes da escola. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos experiências completas, que unam teoria e prática, estimulem o pensamento crítico e ampliem o repertório cultural. Acreditamos que a educação transforma quando é vivida — e é por isso que investimos em propostas que aproximam nossos estudantes do mundo e da história que os cerca.

No CME, educar é abrir caminhos: dentro e fora da sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *