Nossos alunos da primeira série do Ensino Médio realizaram três atividades no laboratório com o professor de química, Bernardo. Confira abaixo um pouco sobre como foi essa experiência!
- Atividade sobre misturas e métodos de separação.
Os alunos realizaram uma atividade super interessante envolvendo misturas e métodos de separação. Foi uma forma divertida e prática de explorar esses conceitos tão importantes na química.
Para começar, foi utilizado o leite como ponto de partida. Apesar de parecer homogêneo a olho nu, foi descoberto que há gordura em suspensão, o que o torna uma mistura heterogênea. Então, decidimos aquecer o leite e adicionar suco de limão, que é uma mistura. Depois de passar por um filtro, o resultado foi uma mistura homogênea. Logo, observamos que o leite coagulou, formando duas fases visíveis e separáveis por filtração. O sólido resultante, que se assemelha a uma ricota, foi temperado com sal, páprica e orégano, tornando-se assim uma mistura sólida heterogênea. Foi incrível ver como esses processos de separação podem ser aplicados em situações reais.
Essa atividade proporcionou uma ótima conexão entre os conteúdos abordados em sala de aula e a prática realizada no laboratório. Os alunos puderam vivenciar o que aprenderam teoricamente, fortalecendo assim seu conhecimento e compreensão.
2. Água e óleo se misturam?
Ao realizar uma atividade simples, fica evidente a existência de duas fases distintas na mistura de água e óleo. Essa separação ocorre porque essas substâncias possuem propriedades diferentes, o que dificulta sua miscibilidade. No entanto, existe um fenômeno interessante que pode ocorrer quando adicionamos detergente à mistura. O detergente é uma substância anfifílica, ou seja, possui uma parte polar e outra apolar. Essa característica permite que ele se associe tanto à água quanto ao óleo. Quando adicionamos detergente à mistura de água e óleo, ocorre a formação de uma emulsão. Nesse caso, a mistura ainda é heterogênea, pois é possível observar a separação entre as duas fases. Esse mesmo princípio é observado em alguns óleos corporais e molhos, em que a adição de emulsificantes proporciona uma mistura temporária entre óleos e água. No entanto, é importante destacar que, com o tempo, a separação entre as fases volta a ocorrer.
Essa atividade simples nos mostra que o estudo das misturas pode ser mais complexo e intrigante do que imaginamos. É fascinante explorar as propriedades das substâncias e compreender como elas interagem entre si.
3. Atividade investigativa sobre medição das coisas.
Divididos em três grupos, os alunos embarcaram nessa jornada investigativa cheia de descobertas. O primeiro desafio proposto foi determinar a densidade de um líquido presente em um béquer. Para isso, eles receberam duas provetas e uma balança. O objetivo era calcular a densidade a partir das medidas precisas obtidas. No segundo desafio, os estudantes precisaram descobrir a quantidade de cimento utilizada na base de uma coluna. Para essa tarefa, eles contaram com o auxílio de uma régua e suas habilidades matemáticas para calcular o volume de cimento necessário. Por fim, o terceiro desafio envolveu a medição da área pintada em uma amarelinha. Mais uma vez, a régua se mostrou uma aliada importante nessa tarefa. Os alunos utilizaram seus conhecimentos de geometria para calcular a área e apresentar o valor correto.
Cada grupo adotou estratégias únicas para resolver os desafios propostos. Essa atividade investigativa proporcionou não apenas o desenvolvimento de habilidades de medição, mas também o estímulo ao trabalho em equipe e ao pensamento crítico. Os alunos se envolveram ativamente, explorando conceitos matemáticos e científicos de maneira prática e significativa.
Confiram as fotos das atividades!
Imagem de Freepik