Atenção ao ENEM desse ano!!!!

Esse ano, como todos já sabem, o ENEM será em janeiro:

17 de janeiro e 24 de janeiro – Provas Impressas

31 de janeiro e 07 de fevereiro – Provas Digitais

Foram muitas novidades, né?! Inclusive a possibilidade de fazer a prova de forma digital. Por isso, estamos aqui para conversar um pouquinho com vocês. É preciso ficar atento para conseguir um bom resultado. Foi maravilhosa nossa semana com os AULÕES por área do conhecimento. Já foi possível ter uma visão geral do que a banca cobra, como são as questões e como devemos resolvê-las.

Em primeiro lugar, não deixe de ficar atento ao site do INEP para prestar atenção em qualquer imprevisto, mudança ou recado.

Sigam algumas dicas do nosso super TIME de professores.

1º Agora as aulas vão dar uma parada e vocês também precisam descansar. Mas não deixem de fazer leituras. Selecionem leituras leves para todas as áreas. Artigos, reportagens, contos, gráficos, obras de arte, fotografias e documentos de época. Vejam se faltou alguma leitura que você deveria ter feito? Todas as áreas no ENEM exploram demais os textos de todos os gêneros.

2º Em janeiro, depois das festas, se reprogramem para revisões. Selecionem algumas horas dos dias, poucas, 3horas, no máximo. Horas para se dedicar a resolução de questões.

3º Procurem ver os assuntos que mais foram cobrados nas últimas provas. Se tiver algum deles em que você ainda não tenha muita segurança, reveja-o. Procure suas anotações. Espera-se que você já tenha seus resumos produzidos. Assim, você poderá recorrer a eles.

5º É preciso estar descansado e com calma nos dias das provas. Por isso, na véspera, não estudem nada. O que você podia fazer já foi feito. Caso contrário, você poderá gerar ansiedade e estresse.

6º No dia, ao resolver as questões, façam uma primeira leitura mais dinâmica do texto base. Parta para o enunciado. Se nele te indicar uma necessidade de uma leitura mais atenta, volte ao texto base de forma detalhada. Não esqueça também de observar os entornos dos textos. Quem produziu? De quando é? Tem algum intenção por trás?

7º Lembre-se sempre de ler todas as alternativas com atenção até o final. Pois, inicialmente, podem parecer certas, porém, no final, há uma incoerência que o leva a não marcar aquela.

8º Há sempre uma alternativa absurda que será eliminada.

9º Atentem-se para palavras como somente, unicamente ou outras muito limitantes dentro das repostas. Elas podem indicar um erro.

10º Controlem o tempo de prova. Deixe um tempo de pelo menos 1 hora para redação. Nessa, não esqueça do resumo. Enquanto fazem a leitura dos textos motivadores, destaquem algumas ideias centrais, como tópicos frasais, podem ser úteis para não ter que relê-los o tempo todo.

Algumas dicas que podem ajudar psicológica e biologicamente: 

1º Procure organizar e dominar seus pensamentos, eles influenciarão muito sua autoconfiança.

2º Cuidado com sua alimentação, pois ela pode contribuir muito para seu bem-estar. Alguns componentes podem aumentar a ansiedade e interferir na qualidade do seu sono. Então, procure alimentação saudável.

3º No tempo livre, busque fazer coisas que você gosta. Te causará momentos de relaxamento e proporcionará também o bem-estar.

História Geral

Abdala já está ajudando vocês. Os temas mais recorrentes nas últimas provas do ENEM nessa parte da disciplina:

Antiguidade Clássica/ Transição Feudo-capitalista: Baixa Idade Média + foco no Antigo Regime (Idade Moderna)/ Revoluções Industriais: foco na 1ª (Conceitos, Pioneirismo e Movimento Operário) e 2ª (Imperialismo)/ Entreguerras/ 2ª Guerra Mundial/ Guerra Fria

Química

O Professor Bernardo também tem um recadinho:

Não deixe de fazer as funções orgânicas. Atenção ao roteiro para resolução das questões de estequiometria: balancear, selecionar unidades, relacionar, calcular. Não se esqueça das questões de combustão completa. H2 +1/2O2 – H2O e C + 1/2O2 – CO2/ Hidrocarbonetos (CxHy) ou composto orgânico oxigenado (CxHyOz) reagem com O2 e sempre produzem CO2 e H2O. Não esqueça o balanceamento.

Biologia

O professor Diego fala para vocês o seguinte:

Busquem estudar contextos relacionados ao novo Coronavírus, como a estrutura viral, transcrição gênica, imunização ativa e passiva. Em relação à ecologia, busquem informações sobre queimadas e desmatamento, com seus impactos diretos e indiretos sobre a conservação das espécies endêmicas e os ciclos da água, do carbono e do oxigênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *