Eletiva – Educação Ambiental

O Novo Ensino Médio nos proporciona um aprendizado diferente e significativo. É possível levar aos estudantes experiências incríveis que podem ser relacionadas aos conteúdos de sala de aula, além da possibilidade de pesquisa e comprovação científica nos trabalhos de campo. Assim foi com nossa disciplina ELETIVA de Educação Ambiental.

Como funciona a ELETIVA? Só para informação de nossa comunidade escolar, a disciplina é escolhida pelo aluno. A cada trimestre oferecemos algumas matérias que possam ser selecionadas de acordo com os interesses dos estudantes. O objetivo já é levá-los a se entenderem no mundo do conhecimento com suas afinidades e aptidões dentro de uma carga horária extra de suas demais disciplinas de formação geral.

Aqui iremos apresentar o trabalho de campo feito como forma de fechamento da Educação Ambiental. Entenda um pouco mais:

O objetivo do campo foi consolidar alguns dos conteúdos vistos nas aulas e ainda ter a experiência de uma modalidade da educação ambiental não formal, a partir de trilha educativa.

A trilha do Costão de Itacoatiara foi escolhida por pertencer ao Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), unidade de conservação já estudada; por ser uma das trilhas mais conhecidas de Niterói; pelo nível de dificuldade (moderado); pela estrutura da trilha; pela geodiversidade do sítio e, claro, pela beleza da vista.

(Professora Michelle Oliveira)

Como foi o dia e as experiências?

Fomos guiados por dois guardas-parque, Luiz Faustino e Cristina (bióloga) do PESET, e um policial ambiental do CPAM-PMERJ. O campo teve duração de 2 horas e 20 minutos, com início às 08:30h.

A primeira parte da subida ocorreu de forma tranquila. A segunda parte, onde o nível de dificuldade aumenta, paramos para descanso 4 vezes. Os guardas e o policial ficaram acompanhando os diferentes grupos de estudantes com ritmos diferentes. Próximo do topo, uma aluna se sentiu mal (queda de pressão), sendo amparada pelos professores e policial, se recuperando em seguida. Chegamos ao topo às 09:30h.

Os alunos receberam informações sobre trilhas, segurança e orientação, além de curiosidades. Eles foram questionados sobre o que seria um Parque e como essa Unidade de Conservação é classificada (“uso sustentável ou proteção integral?”). Também foi abordada a questão da criação do PESET e a comunidade tradicional do Morro das Andorinhas. Os alunos participaram, chegando às respostas, a partir do que foi exposto e discutido em sala. A guarda-parque, Cristina, falou sobre a formação vegetal do local, explicitando a grande diversidade existente e, ainda, a importância da conservação desse sítio. Foi falado também sobre a diferença entre lagoas e lagunas e a geologia do local (a partir dos conhecimentos sobre as rochas) e erosão diferencial.

O trabalho de campo alcançou o objetivo proposto, sendo muito produtivo. Os alunos se mostraram interessados e foram participativos, entendendo a importância da educação ambiental e da conservação dos meios ambientes. Sendo certo, ainda, que a atividade trouxe um benefício secundário aos alunos, que se sentiram capazes de ultrapassar obstáculos e se desafiar, com a sensação de conquista ao final da subida pesada, recompensada pela vista.

Após, muitos se animaram a conhecer outras trilhas, ressaltando que apenas um aluno já havia subido o Costão de Itacoatiara.

Nesse sentido, ainda, é muito interessante ter ciência que a escola proporcionou uma experiência nova para vários alunos, criando laços e memórias boas desses com o colégio.

Veja os depoimentos dos aluno que foram:

Veja alguns momentos marcantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *