Comunidade escolar,
No último domingo, dia 12 de março, foi publicada, na coluna de Daniel Becker, uma importante reflexão sobre o uso do celular nas escolas. Precisamos, de fato, considerar, em meio a esse mundo moderno, tecnológico e veloz, os benefícios e malefícios desse aparelho que se tornou rotina para todos nós e, nas mãos dos adolescentes, pode trazer situações bastante complicadas e necessárias de evitar – ansiedade, isolamento social, vícios – e outros apontamentos interessantes feitos pelo colunista. Vale a leitura e o debate para conseguirmos conscientizar as crianças e o jovens para uso assertivo. Leia uma parte abaixo e, na íntegra, é só clicar no título da matéria:
“Em vez da gritaria e corre-corre do recreio, crianças sentadas vendo TikTok ou conversando pelo WhatsApp. Adolescentes de 11 anos assistindo vídeos durante as aulas e colando na prova com o celular. A bagunça e a brincadeira na van trocadas por crianças silenciosas, olhando suas telinhas. Grupinhos excluindo e perseguindo os mais vulneráveis, os “diferentes” na vida online.
Criança e celular é uma combinação perigosa. Se não supervisionada, ficará horas em suas telas, afastada do mundo real, e muitas vezes consumindo lixo tóxico. Deitada, exilada de seu corpo, que perde a movimentação para a qual foi feito. Exilada do brincar ao ar livre e na natureza, seu território essencial. Exilada da sua própria imaginação e criatividade, hipnotizada por conteúdos vazios e viciantes. Exilada do contato com o outro, do aprendizado essencial da socialização. Além dos enormes riscos que uma criança corre se deixada circular livremente no perigoso universo digital.
Escola é muito mais que um lugar para aprender matemática, história e português. É o espaço público primordial da criança, onde ela adquire habilidades importantíssimas, como autoconhecimento, empatia, capacidade de comunicação, colaboração, solução de problemas, foco e persistência, leitura e interpretação de textos longos, além de contato com artes, esportes e muito mais. Um lugar para aprender a pensar criticamente, a se relacionar com o outro, com o coletivo, com o mundo.” ( BECKER, Daniel. Escola é lugar de celular Disponível em: O Globo. Acesso em 12 de março de 2023.)
Comente aqui para nós. Vamos trocar ideias para que possamos agir também em conjunto. Esse ano, já é proibido, em sala de aula, o uso sem permissão. Controle também em casa. Muita exposição à tela pode trazer prejuízos neurológicos significativos. Há muito estudo sendo feito nessa área para conscientizar a população.
Imagem de Pexels por Pixabay