Mostra de trabalhos 2021 – O que você gostaria de ETERNIZAR a partir da ARTE?

MUITA INSPIRAÇÃO…

O homem sempre registrou por pinturas, por esculturas, por desenhos, pelo cinema, pelas fotografias aquilo que gostaria de guardar, de eternizar, de tornar conhecido pelas gerações futuras, ou, mesmo sem perceber, como uma grande enciclopédia interativa. Além de claro como forma de entretenimento.

Conseguimos enxergar outras civilizações com os olhos da arte. Conseguimos viajar no tempo e no espaço também através da arte. Somos capazes até de nos sentirmos fora de nossa realidade atual quando estamos diante de uma obra artística. Quem nunca se sentiu dentro de um filme ou dentro de uma foto? Quem nunca conseguiu através de uma miniatura de madeira, que representa um lugar, se sentir naquele lugar? E quantos lugares ou quantos monumentos ou até civilizações deixaram de existir porque foram destruídas por guerras ou pela ação do tempo, mas eternizadas nas obras artísticas?

“Arte é uma forma de criar registros e contar histórias” – Cláudia Fosco. Revista Galileu.

Você sabia?

Em 2017, um líder de um campo de refugiados Sírios, Ahmad Hariri, criou um grupo de artistas para recriarem monumentos e lugares históricos de seu país, que foram destruídos pela guerra. O grupo trabalhou com pedaços de madeira, pedras e argila que encontravam no campo de refugiados para manter sua história viva. Entre as construções já feitas pelo grupo, estão a antiga cidade de Palmira, a Mesquita de Damasco, a cidarela de Aleppo e as Norias de Hama, rodas de água que foram construídas há mais de 750 anos. (Revista Galileu).

Certamente, nos emocionaremos com nossos alunos. Os professores, só em pensar no tema, já ficaram encantados e empolgados para as reflexões que poderão surgir.

Em breve, divulgaremos os professores padrinhos para começarmos a produzir.

 

One Reply to “Mostra de trabalhos 2021 – O que você gostaria de ETERNIZAR a partir da ARTE?”

  1. Arte é vida!! Em momentos difíceis, recorrer à arte ajuda a curar. Nessa pandemia tem ajudado bastante: ver filmes, ler livros, visitar exposições virtuais nos sites dos museus, ouvir música. Tema importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *